Já parou para pensar no poder de atração de uma fachada para um negócio?
Fonte: Projeto Autoral NeoGourmet para um restaurante de comida grega
Uma boa fachada é um item de extrema importância para um projeto arquitetônico comercial.
Um dos fatores mais importantes é atrair o cliente para dentro da sua loja e, para isso, precisamos de fachadas impactantes. Resolvemos elencar, aqui no blog, alguns dos itens que achamos mais importantes na hora de projetar.
Identidade
É fundamental que a fachada converse com a identidade visual da sua empresa. Para isso, claro, precisamos de uma identidade estruturada, bem planejada e que transmita muito bem o objetivo e o DNA do seu negócio.
Na hora de pensar na sua identidade, tenha em mente as expressões ORIGINALIDADE, fugir do óbvio e ir além.
Amamos participar e contribuir nessa fase junto com a empresa de marketing. De fato, podemos considerar que um projeto arquitetônico, que está em sintonia com a identidade visual, é um projeto de sucesso.
Permeabilidade Visual – Exterior x Interior
Todo mundo já passou por uma loja, achou linda por fora, mas não entrou porque ficou com medo do preço ser um impeditivo. A fim de evitar esse comportamento, é importante pensarmos em permeabilidade visual para que o cliente saiba o que esperar do todo.
Quando criamos a permeabilidade, sempre nos atentamos à unidade dos elementos, o link entre externo e interno é fundamental, para levarmos o cliente a entrar e conhecer mais.
Ponto de destaque
Ter um ponto de destaque na sua fachada é de extrema importância. Normalmente enfatizamos a logomarca, seja brincando com texturas, materiais e letras com caixas destacadas.
Conseguir chamar atenção de longe e com muita elegância é uma das chaves para o sucesso. Por isso, analisamos muito bem a proporção da sua marca em relação ao todo.
Outro fator de suma importância é a iluminação de maneira estratégica, para que as pessoas possam vê-la durante a noite, mesmo que a loja esteja fechada. Iluminar de forma diferenciada faz toda a diferença.
Analisar o entorno
Saber o que a legislação permite fazer no local do seu negócio é fundamental. Busque na prefeitura ou no condomínio, por exemplo, as regras do local onde irá instalar sua empresa e aproveite para se destacar dos demais concorrentes.
E aí gostaram?